quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE UMBABARAUMA






O último registro do ano na Revista Foda-se tinha que ser especial. Mas aqui, não tem essa de retrospectiva, listinha, sapatinho na janela e nem promessas para 2009. Aqui, temos este roteiro maluco de ficção musical para um curta-metragem. Trata-se de um encontro imaginário entre aqueles que são, na nossa opinião, os maiores nomes da música na América do Sul, Caribe e África: Jorge Ben, Bob Marley e Fela Kuti, respectivamente. Lá vai...

------------------------------------------------------------------------------

1. EXT. CATUMBI, RIO DE JANEIRO, 1972. ESTRADA DE TERRA. DIA.

FADE IN MÚSICA: ROOTS, ROCK, REGGAE - DE BOB MARLEY.

Os sapatos brancos de Jorge Ben levantam poeira em passos relaxados pela estrada. A câmera passeia verticalmente pelo corpo do violão que Jorge carrega pela ponta do braço, como se empunhasse um frango abatido pelo pescoço. Velhos, criancinhas e cachorros acompanham e saúdam o Babulina em sua caminhada em direção à birosca.

FADE OUT MÚSICA

2. INT. BIROSCA. DIA.

JORGE BEN
(sentando à mesa)
Ô Tião, serve aí aquele ovinho de codorna e uma Jurubeba.
Hoje eu tô inspirado, quero ir a um samba bem animado.

TIÃO
É pra já, Babulina!
Tu viu o golaço que o Fio marcou contra o Benfica?

JORGE BEN
(escancarando um sorriso)
Claro que vi, pô, só não entrou com bola e tudo porque teve humildade!

CORTE PARA A PORTA DA BIROSCA. Um anão negro e misterioso, de chapéu panamá, gravata florida e tapa-olho, está parado na porta. Ele se aproxima e deixa sobre a mesa um envelope branco. Sai de cena sem olhar para ninguém, sem falar nada. Intrigado, Jorge Ben abre o envelope e lê com atenção o conteúdo da carta.

CLOSE na última linha da carta: AGUARDO SUA VISITA EM LAGOS, NO DIA 31. VENHA SOZINHO. ASSINADO: FELA ANIKULAPO KUTI.


3. EXT. BECO ESCURO. KINGSTON, JAMAICA. NA NOITE DO DIA SEGUINTE.

FADE IN MÚSICA: SORROW, TEARS AND BLOOD - DE FELA KUTI.

Três pistoleiros negros, de dreadlocks, se reúnem no beco e entram numa kombi.

TRAVELLING LATERAL: a kombi roda pelas ruas escuras de Kingston até estacionar na porta de uma casa (o estúdio dos Wailers). Os homens descem do veículo, armados com suas pistolas.

FADE OUT MÚSICA.

4. INT. ESTÚDIO DA BANDA THE WAILERS. NOITE.

Câmera passeia pelo interior do estúdio enfumaçado. A banda ensaia a música Sun is shining. Foco em primeiro plano na guitarra de Peter Tosh. No segundo plano, Bob Marley, de headphones, canta atrás do vidro de aquário do estúdio. O ensaio é interrompido pelo estrondo causado pelo arrombamento da porta. Os pistoleiros invadem o estúdio.

PISTOLEIRO 1
(diálogo em inglês, sotaque jamaicano brabo)
Mister Marley, a propina está atrasada em mais de um mês.
E você sabe bem o que acontece quando atrasam a propina do homem.

BOB MARLEY
(ainda dentro do aquário)
Olha, diga ao homem que nós vamos pagar. Já disse que vamos pagar.
Nós não precisamos de mais problemas. A bilheteria do show de amanhã é dele.

PISTOLEIRO 2
É melhor que seja. Senão, pode dar adeus ao seu pequeno estúdio de merda.

CORTE PARA O PISTOLEIRO 3, que acerta um tiro no meio do amplificador de guitarra. Os pistoleiros batem em retirada. Na saída, o PISTOLEIRO 1 arranca um baseado da boca do percussionista Bunny Wailer. Bob Marley sai do aquário e junta-se aos músicos na sala principal. Ele enfia a mão no bolso e saca um punhado de erva.

BOB MARLEY
Alguém tem seda?

PETER TOSH
Nosso papel acabou. Aquele escroto levou o último.

BOB MARLEY
Merda, vou sair pra arrumar algum.

CÂMERA SEGUE MARLEY ATÉ A PORTA DO ESTÚDIO.


5. EXT. PORTA DO ESTÚDIO. NOITE.

Lá fora, encostado na parede, está o anão do tapa-olho, com a mão esquerda estendida no vão da porta, segurando um maço de papel de seda e olhando em direção à rua. Bob Marley agradece e observa o anão enquanto pega os papéis. Quando abre o maço de sedas, descobre a mensagem em letras garrafais. Marley procura o anão, que já desapareceu na escuridão.

CLOSE no papel de seda: AGUARDO SUA VISITA EM LAGOS, NO DIA 31. VENHA SOZINHO. ASSINADO: FELA ANIKULAPO KUTI.


6. EXT. AEROPORTO DE LAGOS, NIGÉRIA. DIA.

FADE IN MÚSICA: OS ALQUIMISTAS ESTÃO CHEGANDO - DE JORGE BEN.

O avião se aproxima da pista num dia de sol forte. Jorge Ben desce primeiro. Bob Marley surge na escada do avião após meia dúzia de passageiros.

CORTA PARA PORTA DO AEROPORTO.
Jorge Ben e Bob Marley estão no ponto de táxi do aeroporto. Cada um carrega uma mala e um instrumento. Ben traja uma camisa do Flamengo, Marley está vestido com a camisa da seleção brasileira de 1970. Eles se olham, mas não reconhecem um ao outro. Uma caminhonete bege estaciona na frente dos dois. Do banco do carona, salta o anão misterioso.

FADE OUT MÚSICA.

ANÃO MISTERIOSO
(em inglês)
Mister Bob Marley, entre, por favor.
(em português, sotaque angolano)
Senhor Jorge Ben, por favor.

Os dois músicos adentram a caminhonete, que dá a partida e ganha as ruas de Lagos.


7. INT. CAMINHONETE. DIA. CÂMERA COLOCADA SOBRE O FREIO DE MÃO DA CAMINHONETE FOCA A CONVERSA ENTRE MARLEY E BEN NO BANCO DE TRÁS.

JORGE BEN
(apontando para a camiseta amarela de Marley)
Mister Marley, véri naice camiseta, véri naice, mai frend!

BOB MARLEY
(em inglês)
Obrigado, Mister Ben. Sua música é linda e sua camiseta também...

JORGE BEN
I donti spik inglish, mai frend... véri naice, véri naice!

ANÃO MISTERIOSO
(traduzindo as palavras de Marley para Ben)
Ele disse que sua música é linda e sua camiseta também.

JORGE BEN
(para Marley)
Maravilha! Is Flamengo, mai frend, FLA-MEN-GO!

BOB MARLEY
(num português tosco)
Ahh! “Sou Flamengo e tenho uma nega chamada Teresa”…

JORGE BEN
Yes, yes, mai frend!
Ô, senhor Anão Misterioso, diz aí pra ele que lá no Brasil a gente adora aquele som que ele faz, o Réguis.

FADE IN MÚSICA: CONCRETE JUNGLE, DE BOB MARLEY.

CORTA PARA A CARA DE MARLEY, que sorri para Ben e depois começa a olhar as ruas de Lagos, cheias de miséria. CÂMERA ESTÁ COLOCADA NA PERSPECTIVA DE JORGE BEN, com o perfil de Marley em primeiro plano e a janela com as ruas de Lagos em segundo plano.

CORTA PARA A CARA DE BEN, compenetrado na pobreza da capital nigeriana. CÂMERA ESTÁ COLOCADA NA PERSPECTIVA DE BOB MARLEY, com o perfil de Ben em primeiro plano e a janela com as ruas de Lagos em segundo plano.

A caminhonete estaciona na porta do Afrika Shrine, o nightclub criado por Fela Kuti, que ficava na comunidade Kalakuta Republic, outra criação do Fela Kuti. Jorge Ben, Bob Marley, o motorista e o Anão Misterioso descem do automóvel e ficam parados na porta do nightclub.

FADE OUT MÚSICA.


8. INT. AFRIKA SHRINE. NOITE.

O interior do Afrika Shrine é escuro, iluminado apenas por luzes fracas de neon amarelo e vermelho. Fela Kuti está deitado no sofá, rodeado por oito mulheres negras de caras pintadas e os músicos de sua banda. Ben e Marley estão de pé, em frente ao sofá. O primeiro carrega o violão, o segundo tem uma guitarra. O som de fundo é o Afro-beat.

FELA KUTI
(em inglês; o anão traduz para Jorge Ben)
Mister Bob Marley! Mister Jorge Ben! Sejam bem-vindos!
Obrigado por aceitarem o meu convite. A comunidade da Kalakuta Republic está em festa pela presença dos maiores músicos das Américas. Chamei-os aqui porque a música de vocês é o que melhor representa a cultura africana pelo mundo. Eu ia chamar o James Brown também, mas descobri que ele é simpatizante do Partido Republicano e mudei de idéia. Nós precisamos colocar a música africana nos corações e nas mentes das pessoas e ninguém melhor do que vocês, negros descendentes do nosso continente, para levar esta missão adiante. Venham, tragam seus instrumentos e sigam-me.

CÂMERA SEGUE PELAS COSTAS OS TRÊS MÚSICOS. Eles se dirigem ao palco do Afrika Shrine, que já está tomado por uma dúzia de músicos de Fela Kuti, todos em suas devidas posições, prontos para tocar os instrumentos.

CLOSE no Anão Misterioso, que cochicha alguma coisa no ouvido de Fela Kuti.

FELA KUTI
(em inglês)
Alright, alright. Mister Marley, você primeiro. Sabemos que você aprecia as ervas e temos aqui uma nova música pra você. Chama-se African Herbsman. Aqui está a partitura. Tem um pedaço de letra e você pode completar. Vamos tocar?

BOB MARLEY
(isto não tem tradução à altura)
Of course, boss. Whatever you say. Let’s jam!

MÚSICA: AFRICAN HERBSMAN, DE BOB MARLEY.

A banda começa a tocar. Bob Marley e Fela Kuti cantam juntos. Jorge Ben observa de braços cruzados na frente do palco.
LEGENDA: A MÚSICA AFRICAN HERBSMAN DARIA TÍTULO AO NOVO DISCO DE BOB MARLEY, LANÇADO EM 1973.

FADE OUT MÚSICA.

CLOSE no Anão Misterioso, que novamente cochicha alguma coisa no ouvido de Fela Kuti.

FELA KUTI
(em inglês; o Anão traduz para Jorge Ben)
Jorge, agora é sua vez. Sei que você ama o futebol e temos aqui na Kalakuta Republic um atacante chamado Umbabarauma. Ele já marcou um milhão de gols pelo nosso time, que se chama Korokondô. Você pode fazer a letra em português, mas a base da música é esta aqui. (Fela Kuti toca no saxofone a linha de guitarra de Umbabarauma). Vamos tocar?

JORGE BEN
Ô, chefia... Você é quem manda. Vamo nessa!

Jorge Ben sobe ao palco e pede a guitarra de Bob Marley emprestada. Bob Marley vai para a percussão. As cantoras de Fela Kuti começam o coro de “Umbabaraumááá”. Todos começam a tocar!!!

MÚSICA: UMBABARAUMA, DE JORGE BEN.

LEGENDA: PONTA DE LANÇA AFRICANO (UMBABARAUMA) SERIA A PRIMEIRA FAIXA DO DISCO ÁFRICA BRASIL, LANÇADO POR JORGE BEN EM 1976.

FIM

FADE OUT MÚSICA.

CRÉDITOS.

MÚSICA: GENTLEMAN, DE FELA KUTI.

Zé McGill

*Se você ainda não conhece o som do Fela Kuti, eis aqui a sua chance de redenção:


7 comentários:

Anônimo disse...

SR. ZÉ MCGILL, CUIDADO COMIGO.
Assinado: o Anão Misterioso

André Correia disse...

Botou pra lascar! Muito boa!

Fhenso Funk Music disse...

Queria ser esse anão misterioso...

Show de bola o texto, só quem conhece de musica e principalmente dos mestres citados sabe o que significaria esse encontro.

Parabens ZÈ ....

Quanto a Fela no yotube é so para desinformados..

hehhee

Ate+

Good Vibes

Anônimo disse...

Fela Kuti é foda... water is not the enemy

RaveL RJ disse...

Caraio maluco, visualizei tudo aqui, pra mim foi como se estivesse assistindo...MUITO FODA !

Andrei Macedo disse...

Eu estou arrepiado neste momento. Ouvia a música sem saber sua história, agora que sei, a música representa muito mais!! Gratidão!!

Qualidade Real disse...

Espetacular 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿